domingo, 2 de setembro de 2012

É hora de votar!

Quando eu era pequena achava o horário político uma coisa muito chata. Depois eu cresci e passei a achar uma coisa mais chata ainda. Quem é que para na frente da televisão pra assistir um monte de gente falando sempre as mesmas coisas? Eu acho que todos sempre decoram os mesmos textos e são a solução de todos os problemas.
Estamos em época de eleição e ,afinal, o que as crianças têm a ver com isso? Criança não vota. Pois é, não vota, mas pode começar a pensar em quem vai tomar conta das coisas que serão delas depois. O que for feito agora vai durar por muito tempo. Então é melhor que os políticos façam coisas boas. Mas como entender essa coisa tão confusa que é a política? Já pensou começar a falar daquelas coisas que têm nome complicado e que até muita gente grande não entende?
Eu já era grande quando li um livro para os meus alunos que foi incrível. O Reizinho Mandão da Ruth Rocha. Ela é demais,adoro os textos dela. Um reizinho que manda e desmanda e não deixa ninguém dar opinião. Já pensou ser comandado por um governante assim? Nosso país já foi. É sempre bom a gente não esquecer das coisas ruins pra não querer que elas voltem. Um outro livro que as crianças me indicaram (é isso mesmo, criança também ensina adulto) foi o Passarinhos e gaviões, do Chico Alencar. Uma história muito boa de passarinhos que se transformam em gaviões e botam medo em todo mundo. Nosso país já passou por isso também.
Eu, como gente grande que sou, quero um país melhor, pra mim e pra todo mundo. Aí é que entra a hora de escolher quem toma conta dele. Que sejam pessoas honestas e trabalhadoras, porque temos muito o que fazer por aqui. Pensando nisso eu inventei uma historinha sobre uma cidade que ninguém queria nada com nada. Uma cidade que todo mundo deixava tudo pra lá.
"Nessa cidade imperava uma paz muito estranha. É certo que viver em um lugar sem guerras é bom, mas na cidade do “Deixa pra Lá” ninguém discutia por nada. Nem por coisas bobas, dessas que realmente não vale a pena discutir, mas também não havia discussões sobre coisas importantes, aquelas que podem mudar a vida das pessoas. Aliás, nessa cidade, mudança era uma palavra pouco usada. E para que ninguém esquecesse a fama da cidade, todos os moradores ostentavam, por ordem de uma lei do prefeito, uma plaquinha na frente das casas com os seguintes dizeres:
“Deixe como está, pra ver como é que fica.”
Por isso os governantes eram sempre os mesmos, os cientistas nada inventavam e as escolas pouco ensinavam..."
É claro que as coisas começaram a mudar. E pelas mãos de um menino muito curioso chamado José e seus dois amigos Bola e Palito, que achavam aquela coisa de não mudar nunca um tédio. Na vida real quem faz as mudanças somos nós mesmos. Tá na hora de votar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário